Pós-Graduação em

MEDICINA DE EMERGÊNCIA

12 meses
534h
Ensino Híbrido
Aulas práticas em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina

Faça agora sua matrícula

Pós-Graduação em

MEDICINA DE EMERGÊNCIA

Modalidade: Ensino Híbrido
Aulas práticas: Em todas as disciplinas
Duração: 12 meses
Pré-requisito: Graduação em Medicina
Carga horária: 534h

Faça agora sua matrícula

Sobre o Curso

A área da medicina de emergência passou a ser reconhecida como especialidade médica no Brasil há poucos anos, fazendo com que seja uma das principais áreas de atuação do médico recém-formado, possibilitando o trabalho na abordagem e manejo de situações que representem risco imediato à vida. Ao concluir a Pós-Graduação de Medicina de Emergência, você estará apto(a) a atuar em diversas áreas e diversos contextos, desde hospitais, até Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e também de forma autônoma, como por exemplo: Instalações de cuidados urgentes, unidades de observação médica, serviços de resposta rápida de emergência e até locais de telemedicina.

PRÁTICA

A Pós em Medicina de Emergência foi desenvolvida com oito disciplinas teórico-práticas e uma disciplina Hands On. Em todos os encontros da turma, o aluno será apresentado a casos clínicos para solidificar os conhecimentos e habilidades.

● Caso clínico de atendimento de PCR e EOT com manejo e cuidados durante e pós parada;
● Caso clínico de atendimento de bradi e taquiarritmia – uso de MCP ( indicações de quando coloca, como colocar e settings) e desfibrilação nas taquiarritmias estáveis;
● Caso clínico de atendimento de Insuficiência respiratória – uso de cateter oxigênio, máscara, alto fluxo, ventilação não invasiva e invasiva, indicações e como prescrever;
● Caso clínico de atendimento de AVC e crise epiléptica;
● Caso clínico de atendimento de politraumatizado;
● Caso clínico de atendimento de hipoglicemia e cetoacidose diabética;
● Caso clínico de atendimento de encefalopatia hepática e hemorragia digestiva
● Caso clínico de atendimento de sepse foco urinário

ENSINO HÍBRIDO

O que é?

O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.

Prática profissional

Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.

Horário

As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).

O que você irá aprender

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Neste módulo inicial, será trabalhado a definição e conceitos da PCR, diversos tipos de choque, insuficiência respiratória para ser capaz de conhecer e reconhecer um paciente grave e suas diversas apresentações clínicas. Revisar os principais aspectos epidemiológicos, etiológicos da PCR, choques, insuficiência respiratória também estão presentes neste módulo.

Será trabalhado a definição e conceitos das síndromes coronárias com e sem elevação ST, bem como as bradi e taquiarritmias, pericardite, tamponamento cardíaco e encefalopatia hipertensiva ser capaz de conhecer e reconhecer suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.

Neste módulo será trabalhado a definição e conceitos da insuficiência respiratória, asma, DPOC, pneumonia, tromboembolismo pulmonar e ser capaz de conhecer e reconhecer suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, gasométricas, funcionais e de imagem.

O módulo abordará assuntos como a definição e conceitos do AVC, crises epilépticas, infecções do SNC, cefaleias, delirium, agitações e paralisias flácida para conhecer e reconhecer estes pacientes graves e suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.

Neste módulo serão apresentados conhecimentos e conceitos da febre, hipertermia, infecções do trato urinário, gastroenterites, tétano, dengue e leptospirose para serem capaz de conhecer e reconhecer estes pacientes graves e suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.

Neste módulo será trabalhado a definição e conceitos do paciente politraumatizado e com sangramento ativo para ser capaz de conhecer e reconhecer estes pacientes graves e suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.

Neste módulo será trabalhado a definição e conceitos de hiper e hipoglicemias, distúrbios hidroeletrolíticos do sódio/potássio/cálcio, distúrbios da tireoide e insuficiência adrenal.

Será trabalhado a definição e conceitos de Encefalopatia hepática, síndrome hepatorrenal, peritonite bacteriana, hemorragia digestiva baixa e alta e dores abdominais para ser capaz de conhecer e reconhecer estes pacientes graves e suas diversas apresentações clínicas, laboratoriais, funcionais e de imagem.

Neste módulo haverá a abordagem prática sobre: Parada cardiorrespiratória; Atendimento ao politrauma; Entubação e Uso do ventilador mecânico.

Nossos professores

Dr. Cristiano Rabelo
Nogueira

Coordenador

Julio Flávio
Meirelles

Professora

Dr. Felipe Chaves
Duarte Barros

Professor

Me. WIllian Abraão
Saad Júnior

Professor

Ariano José Freitas
de Oliveira

Professor convidado

Nossos professores

Depoimentos

“Curso muito bom, sério e de qualidade!!!”

Daisy Kelly Aparecida

“Excelente curso, professor altamente capacitado.”

Patrícia Vieira Silveira

“O professor faz as aulas serem mais didáticas e mais clara. As aulas são super didáticas estou aproveitando muito.”

Jeannini Rivero Castedo

Diferenciais do IBCMED

+1
Alunos pós-graduados
+1
Cidades do Brasil
Ensino prático

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

0
Professores mestres, doutores e especialistas
Nota máxima no MEC

Cursos com nota 5 pelo Ministério da Educação

SOLICITAR MAIS INFORMAÇÕES

Certificações

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

Clique nos logos abaixo para visualizar o link do eMEC.