Pós-Graduação em

PEDIATRIA

24 meses
1006h
Ensino Híbrido
Aulas práticas em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina

Faça agora sua matrícula

Pós-Graduação em

PEDIATRIA

Modalidade: Ensino Híbrido
Pré-requisito: Graduação em Medicina
Duração: 24 meses
Aulas práticas: Em todas as disciplinas
Carga horária: 1006h

Faça agora sua matrícula

Sobre o Curso

A Pós-Graduação em Pediatria do IBCMED é um programa completo, que visa capacitar profissionais médicos interessados em atuar ou que já atuam na área pediátrica e buscam atualização. Com um currículo que inclui aulas práticas e teóricas, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, além de resolver casos clínicos que enfrentam no seu cotidiano.

Os docentes do curso são altamente qualificados e fornecem aos estudantes abordagens tradicionais e novas técnicas, mantendo constantemente atualizados os materiais de ensino, a fim de oferecer um ensino completo e de alta qualidade. As turmas da Pós-Graduação em Pediatria do IBCMED estão com matrículas abertas em várias cidades, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Natal e Rio de Janeiro.

PRÁTICAS

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Os alunos da Pós em Pediatria realizarão prática de atendimento clínico, com pacientes do Centro Integrado de Saúde (CIS). Ao longo do curso, os estudantes têm a oportunidade de atender casos clínicos reais, diagnosticando e tratando pacientes, sob supervisão do professor.
*Consulte se a prática está disponível na grade curricular da sua turma.

Treinamento teórico-prático voltado ao atendimento emergencial da criança gravemente doente. Envolve insuficiência respiratória aguda, choque, suporte básico e avançado de vida, distúrbios do ritmo cardíaco, sequência rápida de intubação, atendimento ao politraumatismo e outras emergências clínicas.

A prática é constituída pela apresentação de um conjunto de imagens radiológicas, a partir da qual desenvolve-se a capacidade de análise dessas imagens (radiografias, tomografias etc.). Em seguida, o treinamento de punção liquórica acontece em laboratório, onde o professor realiza a primeira punção em um dos bonecos e, após a demonstração, cada aluno realiza a atividade sob orientação.

Treinamento que segue diretrizes da American Heart Association (AHA), composto por uma série de emergências pediátricas simuladas que busca promover uma abordagem sistemática para avaliação pediátrica, suporte básico de vida, algoritmos para tratamentos, ressuscitação eficaz e dinâmicas de equipes.

ENSINO HÍBRIDO

O que é?

O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.

Prática profissional

Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.

Horário

As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).

O que você irá aprender

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Nesta disciplina serão abordados temas como Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das principais emergências pediátricas não abordadas em disciplinas específicas. Além de Sepse e Choque Séptico em Pediatria – Definições e Fisiopatologia, Sepse e Choque Séptico em Pediatria – Tratamento; Hidratação em Pediatria; Urticária, Angioedema e Choque Anafilático; Grande Queimado – atendimento inicial; Síndrome do Choque Tóxico; Ressuscitação Cardiopulmonar e Cerebral em Pediatria.

Nesta disciplina, serão abordados os conceitos fundamentais da fisiologia respiratória, bem como uma abordagem sistemática das patologias respiratórias mais comuns na infância. Será discutida a epidemiologia, fisiopatologia e tratamento dessas doenças, com ênfase na realização de hipóteses diagnósticas precisas. Também será abordado o manejo clínico da insuficiência respiratória aguda e outros tópicos relevantes, como oxigenoterapia, asma aguda grave, bronquiolite viral aguda, protocolo de tratamento de influenza, coqueluche, lactente sibilante, fibrose cística, tuberculose, pneumonias bacterianas típicas e atípicas, pneumonia hospitalar, ventilação mecânica no pronto-socorro, infecções de vias aéreas superiores, otite média aguda, sinusite aguda, faringoamigdalites virais e bacterianas, laringite e epiglotite aguda.

Discussão sobre o funcionamento do trato digestivo e as principais patologias do sistema digestório, fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Além da discussão de casos clínicos como Refluxo Gastro-Esofágico; Diarreia Aguda e Crônica; Doença Celíaca; Alergia Alimentar; Constipação Intestinal; Hepatites Agudas; Apendicite, Intussuscepção Intestinal, Corpo Estranho e outras Urgências Cirúrgicas.

Apresentação clínica e abordagem diagnóstica e terapêutica de infecções recorrentes e da rinussinusite alérgica; diagnóstico diferencial da dermatite atópica; reações adversas a alimentos e aditivos; reações adversas a medicamentos; vacinação: calendário normal e em situações especiais, discussão sobre reações vacinais; orientações gerais das principais imunodeficiências, sinais de alerta para investigação de imunodeficiências primárias. Abordagem das patologias mais frequentes do trato urinário na infância.

Fisiopatologia e abordagem diagnóstica e terapêutica das endocrinopatias mais prevalentes na infância. Prevenção, diagnóstico e tratamento das complicações da obesidade na infância. Outros temas serão abordados como Triagem Neonatal das Endocrinopatias; Puberdade Precoce; Diabete Melito na Infância e Adolescência; Cetoacidose Diabética; Doenças da Tireoide e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento das principais patologias ortopédicas e reumatológicas na infância. Além de Vasculites na Infância: Púrpura de Henoch-Schonlein, Síndrome de Kawasaki; Artrite Idiopática Juvenil; Febre Reumática; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Diagnóstico Diferencial da Dor em Membros; Doença de Legg- Calvè –Perthes e Osgood-Schlater;Artrite Séptica, Discite e Osteomielite; Manifestações Osteoarticulares de Algumas Doenças Sistêmicas e Sinovite Transitória do Quadril.

Esta disciplina proporciona conhecimento sobre as principais cardiopatias congênitas, bem como seu diagnóstico diferencial e acompanhamento clínico. Será enfatizado o diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca em crianças. Também serão abordados temas como a abordagem da criança com dor torácica e síncope. Entre os tópicos a serem discutidos, destacam-se a introdução, frequência e causas das cardiopatias congênitas, as cardiopatias congênitas acianóticas mais frequentes (como a comunicação interventricular, comunicação interatrial, defeitos do septo atrioventricular, persistência do canal arterial, estenose aórtica e coarctação da aorta), as cardiopatias congênitas cianóticas mais frequentes (como a tetralogia de Fallot e a transposição das grandes artérias) e a insuficiência cardíaca em pediatria.

Diagnóstico e tratamento das principais anemias na infância. Abordagem diagnóstica de leucemias e linfomas na infância para o pediatra geral. Discussão de casos clínicos como Leucemias; Linfomas; Diagnóstico Diferencial de Anemias; Doença Falciforme; Púrpura Trombocitopênica Idiopática e Linfonodomegalias.

Nesta disciplina, serão discutidos os conceitos de fisiologia da transição do período fetal-neonatal e a fisiopatologia das principais patologias do período neonatal, com ênfase na abordagem diagnóstica e terapêutica. Serão introduzidos os distúrbios respiratórios do recém-nascido, bem como os cuidados gerais em caso de insuficiência respiratória, distúrbios adaptativos, síndrome do desconforto respiratório, síndrome de aspiração meconial e asfixia neonatal. Também serão abordados temas como convulsão neonatal, cuidados pós-reanimação, infecções do recém-nascido (conjuntivite, onfalite, impetigo, pneumonia, sepse e meningite), peculiaridades do recém-nascido, problemas frequentes no alojamento conjunto, icterícia neonatal (fisiológica e patológica), doença hemolítica, reanimação em sala de parto e cuidados pré-transporte, distúrbios metabólicos do recém-nascido (hipoglicemia, hipocalcemia e hipomagnesemia) e infecções congênitas (sífilis e toxoplasmose).

Aprofundamento e imersão em emergências pediátricas com teoria e estações práticas em reconhecimento do choque e da insuficiência respiratória, arritmias cardíacas e politraumatismo. Além das instruções teóricas e práticas, também será fornecida uma certificação extra.

Estudo teórico-prático das principais emergências pediátricas e neonatais com aprofundamento na teoria e na prática do atendimento ao choque e insuficiência respiratória. Aprofundamento em arritmias cardíacas e acesso vascular. Estudo e treinamento prático ao recém-nascido em sala de parto. Além das instruções teóricas, também será fornecido um certificado que dura dois anos.

Abordagem sistemática complementar das patologias respiratórias mais prevalentes na infância: realização de hipóteses diagnósticas, epidemiologia, fisiopatologia e tratamento.

O crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança e do adolescente e a prevenção de doenças crônicas na vida adulta são resultantes de uma nutrição balanceada nos primeiros mil dias da vida humana e da estimulação psicomotora precoce. Para se atingir esta finalidade é de fundamental importância a promoção efetiva do aleitamento materno, a introdução de alimentos complementares nutritivos, a profilaxia das deficiências vitamínicas e de nutrientes, a monitorização do crescimento e desenvolvimento puberal, com atenção aos seus desvios e a monitorização do desenvolvimento neuropsicomotor, com atenção aos sinais de alerta para os possíveis desvios. O médico responsável pelo atendimento pediátrico deve ter o seu conhecimento atualizado e estar capacitado para realizar estas ações e as intervenções necessárias.

Abordagem clínica e diagnóstica das principais patologias neurológicas da infância. Descrição das técnicas de monitoração neurológica avançada. Aprofundamento a respeito do acidente vascular cerebral em pediatria. Bases fisiopatológicas e terapêuticas do estado de mal epiléptico. Aprofundamento em quadros de hipertensão intracraniana e trauma de crânio, tanto quanto ao atendimento inicial como o especializado. Descrição do trauma raquimedular no cenário da emergência. Aprofundamento na avaliação da criança em coma. Estudo de imagens em neurologia. Descrição das alterações neuromusculares agudas. Aplicação do temário e discussão de casos clínicos.

Nossos professores

Dr. Mário
Ferreira Carpi

Coordenador

Dra. Joelma
Gonçalves Martin

Professora

Dr. João
Cesar Lyra

Professor

Dr. José Roberto
Fioretto

Professor

Dra. Célia de
Paula Bonatto

Professora

Dr. Roberto
Augusto Plaza

Professor

Dr. Rossano
Bonatto

Professor

Nossos professores

Depoimentos

“Eu estou amando o curso, pois tudo o que está sendo passado é atualizado e os professores têm total domínio.”

Dra. Estefania Diniz

Aluna de Pós-Graduação do curso de Pediatria

“As aulas práticas estão sendo um diferencial do curso, colocando a teoria com a prática ajuda muito!”

Dra. Kebia Carine Borges

Aluno de Pós-Graduação do curso de Pediatria

“Estou muito feliz de falar do curso da IBCMED, onde cursei pediatria e dizer que sou extremamente grata a toda direção, aos professores, mas em especial a professora Joelma, que é uma professora acima da média.”

Dra. Lícia Cruz

Aluna de Pós-Graduação do curso de Pediatria

Diferenciais do IBCMED

+1
Alunos pós-graduados
+1
Cidades do Brasil
Ensino prático

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

0
Professores mestres, doutores e especialistas
Nota máxima no MEC

Cursos com nota 5 pelo Ministério da Educação

Faça agora sua matrícula

Selecione o local do curso

Turma com início em maio de 2023

Local: Universidade Anhembi Morumbi – Campus Vila Olímpia

De: 24x R$ 2.704,17
Por: 24x R$ 1.892,92

Turma com início em março de 2023

Local: IBMR – Campus Barra

De: 24x R$ 2.704,17
Por: 24x R$1.622,50

Turma com início em agosto de 2023

Local: UniBH Campus Buritis

De: 24x R$2.70417
Por: 24x R$1.622,50

Turma com início em abril de 2023

Local: UNP – Campus Salgado Filho

De: 24x R$2.704,17
Por: 24x R$1.622,50

OFERTAS ACABAM EM

Selecione o local do curso

Turma com início em:

Maio de 2023

Local:

Universidade Anhembi Morumbi – Campus Vila Olímpia

De: 24x R$ 2.704,17
Por: 24x R$1.892,92

OFERTAS ACABAM EM

2023/03/15 08:40:18

Turma com início em:

Março de 2023

Local:

IBMR – Campus Barra

De: 24x R$2.704,17
Por: 24x R$1.622,50

OFERTAS ACABAM EM

2023/02/28 08:40:18

Turma com início em:

Agosto de 2023

Local:

UniBH Campus Buritis

De: 24x R$2.704,17
Por: 24x R$1.622,50

OFERTAS ACABAM EM

2023/02/28 08:40:18

Turma com início em:

Abril de 2023

Local:

UNP – Campus Salgado Filho

De: 24x R$2.704,17
Por: 24x R$1.622,50

OFERTAS ACABAM EM

2023/02/28 08:40:18

Certificações

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

Clique nos logos abaixo para visualizar o link do eMEC.

Pediatric Advanced Life Support – PALS
Treinamento prático certificado pela AHA. Capacita os responsáveis por iniciar e direcionar o suporte avançado de vida, passando pelo suporte básico até a estabilização e transporte de uma emergência pediátrica, tanto em ambiente intra quanto extra-hospitalar.

Curso Avançado de Emergências Pediátricas – CAEP
Treinamento prático certificado pela FIOCTIP. Qualifica você a liderar ou atuar como membro de uma equipe para atendimento em emergências pediátricas.