Pós-Graduação em

Pediatria

24 meses
956h
Ensino Digital
Aulas práticas online em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina

Faça agora sua matrícula

Pós-Graduação em

PEDIATRIA

Modalidade: Ensino Digital
Duração: 18 meses
Aulas práticas: Em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina
Carga horária: 956h

Faça agora sua matrícula

Sobre o Curso

O curso de Pós-Graduação em Pediatria o capacita, através de aulas teóricas, a atuar em unidades de Emergência, Pronto Atendimento, clínicas, hospitais, departamentos de pesquisa e outras áreas.

PRÁTICAS ONLINE

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

A instituição propõe módulos transversais, a fim de promover uma formação ampliada, que estimule a troca e a combinação de diferentes conhecimentos, contribuindo para uma atuação mais qualificada sobre necessidades complexas.

A prática de Punção Liquórica envolve a exibição de uma série de imagens radiológicas, que são usadas para aprimorar a capacidade de análise dessas imagens (como radiografias, tomografias, entre outras), as quais são úteis para auxiliar na execução da prática de Neurologia.

 

ENSINO DIGITAL

Como funciona?

Você poderá esclarecer suas dúvidas em tempo real com o professor, discutir casos clínicos, pedir auxílio, assim, buscando o máximo de conhecimento possível.

Ambiente Virtual

As aulas ficarão disponíveis no ambiente virtual do aluno, garantindo uma experiência totalmente digital com a qualidade IBCMED de sempre!

Aulas ao vivo

As aulas da Pós-Graduação ocorrem mensalmente por transmissão ao vivo nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã.

O que você irá aprender

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Nesta disciplina serão abordados temas como Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das principais emergências pediátricas não abordadas em disciplinas específicas. Além de Sepse e Choque Séptico em Pediatria – Definições e Fisiopatologia, Sepse e Choque Séptico em Pediatria – Tratamento; Hidratação em Pediatria; Urticária, Angioedema e Choque Anafilático; Grande Queimado – atendimento inicial; Síndrome do Choque Tóxico; Ressuscitação Cardiopulmonar e Cerebral em Pediatria.

Nesta disciplina, serão abordados os conceitos fundamentais da fisiologia respiratória, bem como uma abordagem sistemática das patologias respiratórias mais comuns na infância. Será discutida a epidemiologia, fisiopatologia e tratamento dessas doenças, com ênfase na realização de hipóteses diagnósticas precisas. Também será abordado o manejo clínico da insuficiência respiratória aguda e outros tópicos relevantes, como oxigenoterapia, asma aguda grave, bronquiolite viral aguda, protocolo de tratamento de influenza, coqueluche, lactente sibilante, fibrose cística, tuberculose, pneumonias bacterianas típicas e atípicas, pneumonia hospitalar, ventilação mecânica no pronto-socorro, infecções de vias aéreas superiores, otite média aguda, sinusite aguda, faringoamigdalites virais e bacterianas, laringite e epiglotite aguda.

Discussão sobre o funcionamento do trato digestivo e as principais patologias do sistema digestório, fisiopatologia, epidemiologia, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Além da discussão de casos clínicos como Refluxo Gastro-Esofágico; Diarreia Aguda e Crônica; Doença Celíaca; Alergia Alimentar; Constipação Intestinal; Hepatites Agudas; Apendicite, Intussuscepção Intestinal, Corpo Estranho e outras Urgências Cirúrgicas.

Apresentação clínica e abordagem diagnóstica e terapêutica de infecções recorrentes e da rinussinusite alérgica; diagnóstico diferencial da dermatite atópica; reações adversas a alimentos e aditivos; reações adversas a medicamentos; vacinação: calendário normal e em situações especiais, discussão sobre reações vacinais; orientações gerais das principais imunodeficiências, sinais de alerta para investigação de imunodeficiências primárias. Abordagem das patologias mais frequentes do trato urinário na infância.

Fisiopatologia e abordagem diagnóstica e terapêutica das endocrinopatias mais prevalentes na infância. Prevenção, diagnóstico e tratamento das complicações da obesidade na infância. Outros temas serão abordados como Triagem Neonatal das Endocrinopatias; Puberdade Precoce; Diabete Melito na Infância e Adolescência; Cetoacidose Diabética; Doenças da Tireoide e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Aprofundamento e imersão em emergências pediátricas com teoria e vídeos de práticas em reconhecimento do choque e da insuficiência respiratória, arritmias cardíacas e politraumatismo.

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento das principais patologias ortopédicas e reumatológicas na infância. Além de Vasculites na Infância: Púrpura de Henoch-Schonlein, Síndrome de Kawasaki; Artrite Idiopática Juvenil; Febre Reumática; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Diagnóstico Diferencial da Dor em Membros; Doença de Legg- Calvè –Perthes e Osgood-Schlater;Artrite Séptica, Discite e Osteomielite; Manifestações Osteoarticulares de Algumas Doenças Sistêmicas e Sinovite Transitória do Quadril.

Esta disciplina proporciona conhecimento sobre as principais cardiopatias congênitas, bem como seu diagnóstico diferencial e acompanhamento clínico. Será enfatizado o diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca em crianças. Também serão abordados temas como a abordagem da criança com dor torácica e síncope. Entre os tópicos a serem discutidos, destacam-se a introdução, frequência e causas das cardiopatias congênitas, as cardiopatias congênitas acianóticas mais frequentes (como a comunicação interventricular, comunicação interatrial, defeitos do septo atrioventricular, persistência do canal arterial, estenose aórtica e coarctação da aorta), as cardiopatias congênitas cianóticas mais frequentes (como a tetralogia de Fallot e a transposição das grandes artérias) e a insuficiência cardíaca em pediatria.

Diagnóstico e tratamento das principais anemias na infância. Abordagem diagnóstica de leucemias e linfomas na infância para o pediatra geral. Discussão de casos clínicos como Leucemias; Linfomas; Diagnóstico Diferencial de Anemias; Doença Falciforme; Púrpura Trombocitopênica Idiopática e Linfonodomegalias.

Nesta disciplina, serão discutidos os conceitos de fisiologia da transição do período fetal-neonatal e a fisiopatologia das principais patologias do período neonatal, com ênfase na abordagem diagnóstica e terapêutica. Serão introduzidos os distúrbios respiratórios do recém-nascido, bem como os cuidados gerais em caso de insuficiência respiratória, distúrbios adaptativos, síndrome do desconforto respiratório, síndrome de aspiração meconial e asfixia neonatal. Também serão abordados temas como convulsão neonatal, cuidados pós-reanimação, infecções do recém-nascido (conjuntivite, onfalite, impetigo, pneumonia, sepse e meningite), peculiaridades do recém-nascido, problemas frequentes no alojamento conjunto, icterícia neonatal (fisiológica e patológica), doença hemolítica, reanimação em sala de parto e cuidados pré-transporte, distúrbios metabólicos do recém-nascido (hipoglicemia, hipocalcemia e hipomagnesemia) e infecções congênitas (sífilis e toxoplasmose).

O crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança e do adolescente e a prevenção de doenças crônicas na vida adulta são resultantes de uma nutrição balanceada nos primeiros mil dias da vida humana e da estimulação psicomotora precoce. Para se atingir esta finalidade é de fundamental importância a promoção efetiva do aleitamento materno, a introdução de alimentos complementares nutritivos, a profilaxia das deficiências vitamínicas e de nutrientes, a monitorização do crescimento e desenvolvimento puberal, com atenção aos seus desvios e a monitorização do desenvolvimento neuropsicomotor, com atenção aos sinais de alerta para os possíveis desvios. O médico responsável pelo atendimento pediátrico deve ter o seu conhecimento atualizado e estar capacitado para realizar estas ações e as intervenções necessárias.

A disciplina aborda temas relacionados ao aleitamento materno, alimentação complementar, fórmulas alimentares, crescimento, desenvolvimento, puberdade, puberdade precoce, obesidade, baixa estatura, vacinação, anemias, suplementação vitamínica, de forma teórica expositiva e com discussão de casos clínicos.

Abordagem sistemática complementar das patologias respiratórias mais prevalentes na infância: realização de hipóteses diagnósticas, epidemiologia, fisiopatologia e tratamento.

Abordagem clínica e diagnóstica das principais patologias neurológicas da infância. Descrição das técnicas de monitoração neurológica avançada. Aprofundamento a respeito do acidente vascular cerebral em pediatria. Bases fisiopatológicas e terapêuticas do estado de mal epiléptico. Aprofundamento em quadros de hipertensão intracraniana e trauma de crânio, tanto quanto ao atendimento inicial como o especializado. Descrição do trauma raquimedular no cenário da emergência. Aprofundamento na avaliação da criança em coma. Estudo de imagens em neurologia. Descrição das alterações neuromusculares agudas. Aplicação do temário e discussão de casos clínicos.

Nossos professores

Dr. Mário Ferreira
Carpi

Coordenador

Dra. Joelma Gonçalves
Martin

Professora

Dr. João Cesar
Lyra

Professor

Dr. José Roberto
Fioretto

Professor

Dra. Célia de Paula
Bonatto

Professora

Dr. Roberto Augusto
Plaza

Professor

Dr. Rossano
Bonatto

Professor

Nossos professores

Depoimentos

” Sensacional o curso. Tivemos aulas em dois dias com teoria e prática nota 10 com o professor Mário, sendo a aula muito bem explicada e didática e aconselho a todos que decidirem seguir na carreira de pediatria, escolher o IBCMED.”

Bruno Guedes

“As aulas práticas estão sendo um diferencial do curso, colocando a teoria com a prática ajuda muito!”

Kebia Carine Borges

“Na busca de sempre estar atualizado na minha profissão, encontrei no curso de pediatria no IBCMED uma referência importante nos cursos de aperfeiçoamento. Em 2017 iniciei minha pós graduação o que me ajudou ainda mais em meus atendimentos.”

José Luiz Pereira

Diferenciais do IBCMED

+1
Alunos pós-graduados
+1
Cidades do Brasil
Ensino prático

Treinamentos online

0
Professores mestres, doutores e especialistas
Nota máxima no MEC

Cursos com nota 5 pelo Ministério da Educação

SOLICITAR OFERTA

Certificações

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

Clique nos logos abaixo para visualizar o link do eMEC.