Pós-Graduação em

CUIDADOS PALIATIVOS

12 meses
372h
Ensino Híbrido
Aulas práticas em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina

Faça agora sua matrícula

Pós-Graduação em

CUIDADOS PALIATIVOS

Modalidade: Ensino Híbrido
Duração: 12 meses
Aulas práticas: Em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina
Carga horária: 372h

Faça agora sua matrícula

Sobre o Curso

A Pós em Cuidados Paliativos fornece aos profissionais de saúde as habilidades, ferramentas e técnicas para desenvolver e melhorar sua formação técnica, ética e humanística na medicina paliativa. Os participantes também praticam habilidades de comunicação eficaz, compassiva e aplicada em situações difíceis na prática clínica, com pacientes e familiares, e também entre os membros da equipe, além de gerenciamento de conflitos. Aprendem técnicas de avaliação e manejo para o controle impecável da dor e outros sintomas físicos através de terapêutica não farmacológica e farmacológica, desenvolvem e aprimoram o senso crítico nas tomadas de decisão complexas e cultivam um olhar sensível para suas necessidades de autocuidado e sofrimento da equipe de trabalho.

PRÁTICA

Habilidades de Comunicação

Exercite suas habilidades de comunicação (verbal e não-verbal), comunicação de más notícias e reunião de família com atividade prática de simulação de situações críticas. Durante o treinamento serão discutidos temas como teoria e fundamentos da comunicação clara e compassiva, escuta ativa e lidando com emoções intensas.

ENSINO HÍBRIDO

O que é?

O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.

Prática profissional

Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.

Horário

As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).

O que você irá aprender

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Aprenda os princípios e indicações de Cuidados Paliativos com o caso clínico disparador (situação problema). A unidade de cuidado, usualmente o paciente, passa a ser também a família e a equipe de Saúde que cuida. Os Cuidados Paliativos podem e devem ser fornecidos em diferentes locais de prática: ambulatório, enfermaria, pronto socorro, unidades de terapia intensiva, hospice e também atua em interconsulta, atendimento domiciliar, consultório.

Aprenda sobre a Legislação vigente no Brasil acerca dos Cuidados Paliativos e a Ética Médica, Testamento vital e os princípios da Bioética Moderna. Serão discutidos, baseados nos casos clínicos apresentados, as diretivas antecipadas de vontade e a tomada de decisão compartilhada.Também discutir-se-á como e porque realizar o prognóstico de vida, seja nas doenças oncológicas e não oncológicas.

O profissional será apresentado aos principais analgésicos e procedimentos de analgesia utilizados em pacientes em acompanhamento de equipe de cuidados paliativos. Para tanto, temas como dor total, avaliação adequada da dor e abordagem farmacológica e não farmacológica. Também serão apresentados procedimentos e técnicas utilizadas ao paciente em cuidados paliativos: a hipodermóclise, outros dispositivos de administração de medicamentos, no paciente adulto e pediátrico. E as práticas integrativas e complementares de saúde.

Na disciplina Dor II serão discutidos os analgésicos opióides e outros procedimentos analgésicos (invasivos). Também serão discutidos a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade nos cuidados paliativos e a atuação da equipe que cuida. E a abordagem do luto.

A disciplina apresentará os sintomas respiratórios mais usuais em pacientes, em acompanhamento de uma equipe de cuidados paliativos, tais como dispneia, tosse, broncorreia e o ronco da morte (“sororoca”), independente da doença de base do paciente. Abordará a prevalência, o impacto que o sintoma causa no paciente e na família, sua avaliação, manejo e formas de tratamento.

Nesta disciplina serão abordadas as temáticas de comunicação (verbal e não-verbal), comunicação de más notícias e reunião de família. Temas como teoria e bases da comunicação franca e compassiva, escuta ativa e lidando com emoções fortes serão abordados.

Nesta disciplina serão debatidos os sintomas digestivos mais comuns em pacientes em acompanhamento de equipe de cuidados paliativos. Para tanto, temas como diarréia, constipação, náuseas e vômitos, obstrução maligna e a síndrome caquexia-anorexia serão abordados. Assim como aspectos de Nutrição em Cuidados Paliativos.

Nesta disciplina, serão abordados os cuidados paliativos pediátricos: o cuidado à criança, adolescente e família. E as peculiaridades em CP pediátricos.

Aprenda sobre agitação, delirium, convulsões e mioclonias. Como avaliá-los, como manejá-los, expectativas de remissão e/ou controle sintomático e propostas de tratamento farmacológico e não farmacológico.

A disciplina discute conceitos para a implantação e gestão de uma equipe ou unidade de Cuidados Paliativos; além de abordar as experiências. Reconhecimento e manejo em situações especiais em Cuidados Paliativos. Abordagem das principais formas de gestão em saúde, sua evolução e correntes de pensamento. Estuda a organização dos serviços de atenção aos Cuidados Paliativos no Brasil e no mundo. Trabalha estratégias de administração adequadas às diversas realidades políticas, sociais e econômicas brasileiras.

Na Assistência na fase final de vida serão abordadas as rotas possíveis de morte, a identificação da fase final de vida e as mudanças necessárias quanto ao foco do cuidado e medicações. Serão também abordados a escolha do local da morte: hospitalar e extra hospitalar e suas implicações.

Prova teórica e apresentação de projeto educacional.

Nossos professores

Dra. Célia Maria
Kira

Coordenadora

Dra. Camila Amaral
Borghi

Professora

Ma. Erika Souza Garcia
Ramos

Professora

Nossos professores

Depoimentos

“Curso muito bom, sério e de qualidade!!!”

Daisy Kelly Aparecida

“Excelente curso, professor altamente capacitado.”

Patrícia Vieira Silveira

“O professor faz as aulas serem mais didáticas e mais clara. As aulas são super didáticas estou aproveitando muito.”

Jeannini Rivero Castedo

Diferenciais do IBCMED

+1
Alunos pós-graduados
+1
Cidades do Brasil
Ensino prático

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

0
Professores mestres, doutores e especialistas
Nota máxima no MEC

Cursos com nota 5 pelo Ministério da Educação

SOLICITAR OFERTA

Certificações

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

Clique nos logos abaixo para visualizar o link do eMEC.