Pós-Graduação em

CARDIOLOGIA CLÍNICA

24 meses
1068h
Ensino Híbrido
Aulas práticas em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina

Faça agora sua matrícula

Pós-Graduação em

CARDIOLOGIA CLÍNICA

Modalidade: Ensino Híbrido
Duração: 24 meses
Aulas práticas: Em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina
Carga horária: 1068h

Faça agora sua matrícula

OFERTA PRORROGADA!

2023/03/24 18:00:00

Sobre o Curso

As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quase 400 mil brasileiros morreram por doenças do coração e circulação em 2019.

Muitos destes óbitos podem ser evitados com cuidados preventivos e medidas terapêuticas e, neste sentido, o curso de Pós-Graduação em Cardiologia Clínica o capacita para entender o sistema cardiovascular, interpretar exames, prevenir e diagnosticar doenças, tratar complicações e reabilitar pacientes.

PRÁTICAS

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

O ACLS é um curso baseado em ciência e evidências médicas, desenvolvido pela American Heart Association (AHA) com objetivo de coordenar as equipes médicas/multidisciplinares, para um ótimo tratamento da Parada Cardiorrespiratória (PCR). Verificar as Condições Clínicas do Paciente.

Realização de prática clínica a partir da identificação de pacientes com maior risco para cirurgia, a fim de propor medidas que reduzam os eventos pré e pós-operatórios, orientando as modificações de fatores de risco e possíveis intervenções que possam alterar o prognóstico a longo prazo.

ENSINO HÍBRIDO

O que é?

O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.

Prática profissional

Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.

Horário

As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).

O que você irá aprender

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

O módulo tratará de assuntos como Ciclo Cardíaco, Exame do Paciente Cardiológico, Ritmo Cardíaco, Pulsos Arteriais e Venosos, Bulhas Cardíacas, Sopros Cardíacos e demais assuntos relacionados.

Estudo dos fundamentos da Eletrofisiologia Clínica e da Eletrocardiografia estática e dinâmica. Análise dos fenômenos elétricos implicados na gênese das ondas do eletrocardiograma normal e patológico, e sistematização da análise eletrocardiográfica para identificação das principais cardiopatias. Na conclusão do curso, o aluno deverá conhecer a anatomia e fisiologia do sistema de condução cardíaco, discernir entre um traçado eletrocardiográfico normal e alterado, reconhecer as sobrecargas atriais e ventriculares, analisar os bloqueios intraventriculares, diagnosticar isquemia, corrente de lesão e inatividade elétrica e reconhecer as alterações eletrocardiográficas ocasionadas pelos principais distúrbios eletrolíticos.

Estudo dos fundamentos da Eletrofisiologia Clínica e Terapêutica e da Estimulação Cardíaca artificial. Análise do ritmo cardíaco normal e dos diversos tipos de arritmia, com base nos mecanismos elétricos implicados na gênese e manutenção dos fenômenos ectópicos. Na conclusão do módulo, o aluno deverá conhecer a anatomia e fisiologia do sistema de condução cardíaco, discernir entre um traçado eletrocardiográfico normal e alterado; reconhecer as principais arritmias cardíacas, seu diagnóstico eletrocardiográfico, bem como saber conduzir o tratamento farmacológico e indicar o tratamento não farmacológico. Também deverá compreender os modos de estimulação cardíaca (marca-passos).

Capacitar alunos sobre a importância da hipertensão arterial como fator de risco independente para doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, integrando outros fatores de risco modificáveis através de mudanças no estilo de vida e medicamentos. Ensinar a fisiopatologia da hipertensão, a medir corretamente a pressão arterial e identificar os valores normais e anormais. Também ensinar a estratificação do risco cardiovascular em hipertensos, incluindo conceitos como hipertensão do avental branco e hipertensão mascarada, e identificar lesões em órgãos-alvo.

O objetivo deste módulo é fornecer aos alunos o conhecimento das bases anatômicas e fisiológicas do desenvolvimento da doença, abordando os principais fatores de risco, medidas de prevenção e tratamentos disponíveis. O curso está dividido em três módulos que abordam os fundamentos da fisiologia, clínica, terapêutica e prevenção da doença cardiovascular aterosclerótica.

Capacitar o aluno a compreender a definição da síndrome de insuficiência cardíaca, identificar seus sinais e sintomas, realizar avaliação e prognóstico por meio de exames complementares como ecocardiografia e biomarcadores, além de classificá-la de acordo com o perfil hemodinâmico para avaliar a melhor terapia. Aprender sobre os fármacos usados no tratamento da IC crônica e aguda, incluindo novas opções terapêuticas disponíveis, e reconhecer as indicações e contra-indicações para transplante cardíaco. O curso é baseado nas principais diretrizes mundiais de IC (SBC, AHA e ESC).

Embasar o aluno em procedimentos que contribuem na avaliação diagnóstica e prognóstica cardiovascular, que se inserem no tratamento adicional do paciente cardiopata, assim como possibilitar a identificação de modificações inerentes ou não à prática do exercício físico intenso sobre coração.

Serão abordados assuntos referentes a Cardiomiopatia Dilatada, Cardiomiopatia Hipertrófica. Cardiomiopatias Restritivas, Miocardite, Papel da Persistência Viral no Miocárdio; Exames Complementares; Papel da Ressonância Cardíaca; Biópsia Endomiocárdica; Critérios de Dallas e Imuno-histoquímica; Pericardite: Etiologias; Fisiopatologia; Apresentações Clínicas e Tratamento; Pericardite Aguda; Derrame Pericárdico Crônico; Tamponamento Cardíaco; Pericardite Constritiva e seus respectivos tratamentos.

O objetivo desse módulo é proporcionar ao aluno o conhecimento das patologias que afetam as valvas cardíacas, suas etiologias, apresentações clínicas, exame físico e exames complementares necessários para o diagnóstico e prognóstico das mesmas. Serão abordados tratamentos clínicos e cirúrgicos para essas patologias. Além disso, será discutida a importância e o impacto da febre reumática, que pode levar à destruição das valvas cardíacas e suspeição de pancardite. Será compartilhada a experiência do Hospital Público de Cardiologia no manuseio desses pacientes, com aulas teóricas e casos clínicos. Ainda será abordado o diagnóstico e tratamento da endocardite infecciosa, incluindo suas complicações, como embolizações sépticas, aneurisma micótico e disfunção aguda das valvas cardíacas. O tratamento empírico e cirúrgico também será discutido.

Estudo dos fundamentos da Cardiopediatria através do conhecimento das doenças cardíacas congênitas da infância, sua anátomo-fisiopatologia, apresentação clínica, diagnóstica e possibilidades terapêuticas clínicas, cirúrgicas e intervencionistas. Proporcionar ao aluno pós-graduando em Cardiologia conhecimento das bases da Cardiopediatria através de aulas teóricas na disciplina e fundamentos da prática clínica com discussão de casos, para que possam ser capacitados a conduzir uma avaliação diagnóstica inicial e adotar a conduta terapêutica mais apropriada em pacientes portadores de má formações congênitas do aparelho cardiovascular.

Capacitar os alunos a identificarem os pacientes sob maior risco para a cirurgia visando propor medidas que reduzam os eventos pré e pós-operatórios. Orientar as modificações de fatores de risco e possíveis intervenções que possam alterar o prognóstico a longo prazo como verificar as condições clínicas do paciente, avaliar a capacidade funcional, estabelecer o risco intrínseco associado ao tipo de procedimento; decidir sobre a necessidade de testes para avaliação complementar; adequar tratamento e efetuar acompanhamento perioperatório.

A disciplina fornecerá uma visão geral das síndromes coronárias isquêmicas agudas, abrangendo a abordagem da dor torácica no serviço de emergência, o tratamento das apresentações com e sem supra de ST e as complicações do infarto agudo do miocárdio. Com base em evidências contemporâneas, o programa teórico especializará profissionais médicos em práticas diagnósticas e terapêuticas eficazes para distúrbios cardiovasculares. Também serão abordados o hipopituitarismo e os tumores hipofisários na infância.

Apresentação e discussão sobre a acurácia dos principais exames complementares utilizados na cardiologia, ecocardiograma, cintilografia, escore de cálcio, angiotomografia coronariana e ressonância cardíaca. Uso racional, vantagens e desvantagens. Capacitar o aluno a analisar criticamente os estudos de diagnóstico na cardiologia, aplicação prática dos conceitos essenciais de risco pré-teste, razão de verossimilhança, valor preditivo, sensibilidade e especificidade.

ACLS (Advanced Cardiovascular Life Suport) é um curso in Company, baseado em ciência e evidências médicas, desenvolvido pela American Heart Association (AHA) com objetivo de coordenar as equipes médicas/multidisciplinares, para um ótimo tratamento da Parada Cardio-Respiratória (PCR).Verificar as Condições Clínicas do Paciente.

Nossos professores

Dra. Rita de
Cássia Castelli

Coordenadora

Me. André Pereira
Duque Estrada

Professor

Me. Carla Verona
Barreto Farias

Professora

Ellen Elizabeth
Macedo Barroso

Professora

Dr. Guilherme Dalcol
Torres de Amorim

Professor

Dr. Humberto
Villacorta Jr

Professor

Dra. Maria de Fátima
Monteiro Pereira

Professora

Me. Mauro Augusto
dos Santos

Professor

Me. Vinicio Elia
Soares

Professor

Rodrigo Gomes
Pires Lima

Professor

Nossos professores

Depoimentos

“O curso é ótimo. Muito bem estruturado. Atendeu todas as minhas necessidades.”

Morghana Ribeiro Moreira – Médica

“O professor faz as aulas serem mais didáticas e mais claras. As aulas são super didáticas e estou aproveitando muito”

Jeannini Rivero Castedo – Médica

“Estou muito satisfeita com a metodologia e dinâmica do curso. A primeira aula me deixou mais estimulada para o estudo!”

Patrícia Farias de Souza – Médica

Diferenciais do IBCMED

+1
Alunos pós-graduados
+1
Cidades do Brasil
Ensino prático

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

0
Professores mestres, doutores e especialistas
Nota máxima no MEC

Cursos com nota 5 pelo Ministério da Educação

SOLICITAR OFERTA

Certificações

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

Clique nos logos abaixo para visualizar o link do eMEC.