Pós-Graduação em

NEUROLOGIA CLÍNICA

24 meses
1006h
Ensino Híbrido
Aulas práticas em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina

Faça agora sua matrícula

Pós-Graduação em

NEUROLOGIA CLÍNICA

Modalidade: Ensino Híbrido
Duração: 24 meses
Aulas práticas: Em todas as disciplinas
Pré-requisito: Graduação em Medicina
Carga horária: 1006h

Faça agora sua matrícula

Sobre o Curso

A Pós-Graduação em Neurologia Clínica oferece bases teóricas e práticas para você compreender a fisiopatologia das doenças neurológicas prevalentes nos diferentes cenários do Brasil, solicitar os exames complementares adequados, realizar diagnósticos sindrômicos e engajar os pacientes nos tratamentos.

O curso envolve discussão de casos clínicos, seminários, cursos práticos de simulação e treinamento dos principais protocolos de atendimento do paciente neurológico.

PRÁTICAS

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Os alunos da Pós em Neurologia realizarão prática de atendimento clínico, com pacientes do Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade Anhembi Morumbi. Ao longo do curso, os estudantes têm a oportunidade de atender casos clínicos reais, diagnosticando e tratando pacientes, sob supervisão do professor.
*Consulte se a prática está disponível na grade curricular da sua turma.

A prática é constituída pela apresentação de um conjunto de imagens radiológicas, a partir da qual desenvolve-se a capacidade de análise dessas imagens (radiografias, tomografias etc.). Em seguida, o treinamento de punção liquórica acontece em laboratório, onde o professor realiza a primeira punção em um dos bonecos e, após a demonstração, cada aluno realiza a atividade sob orientação.

ENSINO HÍBRIDO

O que é?

O ensino híbrido considera as diferentes propostas e indicações que relacionadas levam a reflexão e relato de aulas teórico-práticas através da articulação com aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL), mas que possam ser realizadas utilizando-se de metodologias ativas articuladas com encontros presenciais.

Prática profissional

Os encontros são planejados e equipados para a prática profissional, dando a perspectiva de um cenário real de um caso clínico. Além disso, no ensino híbrido é oportunizado recursos exclusivos aos cursos tais como: podcasts, workshops, ebooks e atividades como MedRounds e Medquiz para testar seus conhecimentos, dentre outros.

Horário

As aulas presenciais ocorrem bimestralmente geralmente de sexta a domingo (consulte a grade horária da turma vigente). No mês em que não ocorre o encontro presencial, a turma terá uma aula ao vivo com o coordenador do curso ou convidado, onde irão discutir casos clínicos. O encontro ficará disponível no ambiente virtual (IBCMED+).

O que você irá aprender

Clique nos títulos para ver o restante do conteúdo.

Serão abordados no curso o manejo e avaliação de pacientes com doenças neuromusculares, com uma abordagem direcionada para exame físico neuromuscular e diagnósticos por topografia (neurônio motor, neuropatia periférica, junção neuromuscular e miopatia). Também serão discutidos métodos complementares de investigação, como eletroneuromiografia, bioquímica, genética, líquor, sorologia e imagem, além de indicações para biópsia de nervo e músculo. O tratamento e a abordagem de doenças neuromusculares em situações de emergência e terapia intensiva também serão abordados, bem como uma visão geral das doenças neuromusculares na infância.

Visão geral dos avanços diagnósticos e terapêuticos recentes e de como podemos adaptá-los às diversas realidades de atendimento médico no Brasil. Mostrar a importância da história clínica e do exame neurológico para a elaboração de um diagnóstico pré-teste adequado, que possibilitará uma adequada indicação de testes complementares, possibilitando um diagnóstico final adequado. Discutir os diagnósticos sindrômicos mais prevalentes em Neurologia e suas possibilidades etiológicas. Sistematizar os achados da avaliação clínica neurológica e definir condutas, além de facilitar a discussão dos casos clínicos. Avaliar as funções cognitivas e compreender seu substrato anatomo-funcional.

Exames complementares como EEG e punção lombar além de Neuroimagem estrutural, funcional e exame molecular. Exames complementares como EEG; Exames complementares: punção lombar; Neuroimagem estrutural e funcional e Exame molecular.

Neste módulo, serão abordadas patologias cerebrovasculares com ênfase nos temas mais prevalentes. Os alunos aprenderão sobre fatores de risco, sintomas e diagnóstico de AVC, classificação dos diferentes tipos de AVC, neuroimagem e manejo fibrinolítico e trombectomia mecânica. Também serão abordados pontos específicos em pacientes do sexo feminino, complicações clínicas, reabilitação e profilaxia secundária, além de casos clínicos para discussão. O AVC hemorrágico também será estudado, com foco em suas etiologias.

Serão abordados conteúdos como Infecções bacterianas, virais, por fungos e parasitas: diagnóstico diferencial, Tratamento das infecções do Sistema Nervoso: discussão de casos, Cefaleias primárias e secundárias e Cefaleia na sala de emergência. .

Neste módulo, serão discutidos os distúrbios do sono relacionados ao Parkinsonismo, incluindo a Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), insônia, Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), e distúrbios do sono REM e não-REM associados. Além disso, serão abordadas as parassonias, o Parkinsonismo típico e atípico, as ataxias, os tremores e outros distúrbios do movimento.

Abordar esclerose múltipla, neurite óptica e mielite transversa com discussão de casos clínicos como apresentações clínicas e diagnóstico; tratamento atual e Neurite óptica e mielite transversal.

Serão abordadas crises epilépticas, tratamento farmacológico com discussão de casos clínicos, assim como classificação das crises epilépticas.

Serão abordados assuntos como tumores encefálicos e medulares e do Sistema Nervoso Periférico e discussão de casos clínicos.

Serão abordados assuntos como telemedicina na neuroimagem e demais assuntos como as principais aplicações da Telemedicina em Neurologia; Telemedicina na Neuroimagem e Inovações tecnológicas em diferentes cenários da Neurologia.

Serão abordados assuntos como doenças endocrinológicas, reumatológicas, alterações hidroeletrolíticas e insuficiência renal, alcoolismo e efeitos de medicamentos.

Serão abordados assuntos como bateria breve e ampla de funções cognitivas, diagnóstico diferencial das demências e prevenção de declínio cognitivo.

Nossos professores

Dr. Arnaldo José
Godoy

Coordenador

Ma. Daniele
Fricke

Professora

Dra. Denise Ren
da Fontoura

Professora

Me. Gustavo Costa
Fernandes

Professor

Dr. Humberto Luiz
Moser Filho

Professor

Dr. Jefferson Gomes
Fernandes

Professor

Dra. Nicole de
Liz Maineri

Professora

Dr. José Augusto
Bragatti

Professor

Nossos professores

Depoimentos

“Eu estou amando o curso, pois tudo o que está sendo passado é atualizado e os professores têm total domínio.”

Priscila Maria Nascimento do Santos

“Curso maravilhoso! Adoro, cada aula supera a anterior. Muito bom mesmo! Me ajuda demais no meu dia a dia, pois consigo por em prática tudo que vejo nas aulas.”

Marianela Hernandez Mota

“Curso maravilhoso. Adoro cada aula supera a anterior. Muito bom mesmo. Me ajuda demais no meu dia a dia pois consigo por em prática tudo que vejo nas aulas.”

Marianela Hernandez Mota

Diferenciais do IBCMED

+1
Alunos pós-graduados
+1
Cidades do Brasil
Ensino prático

Treinamentos práticos e atendimentos presenciais

0
Professores mestres, doutores e especialistas
Nota máxima no MEC

Cursos com nota 5 pelo Ministério da Educação

SOLICITAR OFERTA

Certificações

Após conclusão e aprovação no curso, seu certificado será emitido pela nossa parceira, Universidade São Judas, que está entre as melhores universidades de Medicina do Brasil, tendo conceito máximo institucional EAD (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação.

Clique nos logos abaixo para visualizar o link do eMEC.